Pequenas variações numéricas no popular exame de vista ou exame de grau são comuns e aceitáveis.
Sempre que surge algum problema ou dúvida em relação a como estamos enxergando procuramos um médico oftalmologista.
Durante a consulta é realizado o exame de refração, conhecido popularmente como exame de vista ou exame de grau. Este exame é utilizado para determinar o quanto a pessoa consegue enxergar e define o grau dos óculos caso esses sejam necessários.
Pequenas variações numéricas do grau dos olhos, ou graus de refração, são comuns e aceitáveis. E, isso não significa que o exame está errado!
destaca o médico oftalmologista Júlio E. Hecker Kappel.
O exame de refração (Figura 1), que determina o grau dos olhos, é composto de duas partes: uma objetiva e outra subjetiva que depende muito da colaboração do paciente.
A variação do grau dos olhos ou do grau de refração, pode ocorrer por diferentes fatores: estado emocional do paciente, alterações em sua glicemia, fadiga física ou mental, interação do paciente com o médico durante a parte subjetiva do exame, alterações de contração do músculo ciliar, entre outros. Além disso, o valor não é permanente e pode sofrer mudanças em qualquer período da vida, em intervalos variáveis.
Desta forma, diagnósticos e receitas oftalmológicas com pequenas variações no número do grau de refração ocorrem com frequência, independentemente se o exame for realizado pelo mesmo profissional ou por profissional diferente.
A necessidade de usar óculos ou lentes corretoras só pode ser determinada por um médico oftalmologista. Durante a consulta oftalmológica ele avalia os sintomas e sinais apresentados pelo paciente, sua idade e resultados dos exames subjetivos e objetivos, e então defini a prescrição óptica, se necessária.
A frequência com a qual devemos fazer o exame de refração depende de uma conversa com o oftalmologista, porém, geralmente é recomendado exames anuais, além de um check-up oftalmológico.
Nestas visitas periódicas a saúde ocular do paciente é verificada. Além disso, pessoas que não usam óculos podem certificar que esta tudo bem com sua visão. E, pessoas que usam óculos podem fazer a revisão de seus óculos.
Para crianças é recomendado que o exame de refração seja feito em seu primeiro ano de vida. Porém, se for observado olhos desalinhados o bebê deve realizar seu primeiro exame de refração aos 6 meses de idade.
O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.