Tomografia de coerência óptica (OCT)

Em:  
Hora do Exame
9
de
July
de
2020
Escrito por

Você tem diabetes, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) ou é alto míope? Seu médico solicitou uma tomografia de coerência óptica (OCT)? Tire todas as suas dúvidas e saiba como se preparar para o exame.

A tomografia de coerência óptica, também conhecida como OCT ou tomografia de retina, é um exame de imagem da retina e nervo óptico, moderno e não invasivo. Ele consiste em capturar, com alta definição, através de ondas de luz, uma sequência de imagens transversais do fundo do olho (retina, coroide e nervo óptico), utilizando um equipamento chamado tomógrafo de coerência óptica, Figura 1.

imagem de Tomografo de coerência óptica. (Fonte: Topcon)
Figura 1: Tomógrafo de coerência óptica. (Fonte: Topcon)

Quem tem que fazer

Quando um médico suspeita que os sintomas visuais do paciente podem ser resultados de alterações na retina, ou quando ele necessita de uma avaliação mais detalhada das camadas da retina, ele solicitará exames específicos e a tomografia de coerência óptica - OCT é um deles.

As imagens geradas pelo OCT são fundamentais para análise de alterações da retina e permitem o diagnóstico e acompanhamento da evolução de doenças progressivas da retina (distrofias retinianas); doenças sistêmicas com repercussões retinianas (retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, oclusões vasculares, anemia falciforme); doenças na mácula (degeneração macular relacionada a idade - DMRI, edema macular, membrana epirretiniana, síndrome de tração vítreo macular, buraco de mácula, coriorretinopatia central serosa, membrana neovascular subretiniana); tumores oculares; entre outras.

A tomografia de coerência óptica - OCT é muito utilizada para acompanhar pacientes com diabetes, hipertensão e alta miopia, uma vez em que essas doenças aumentam o risco do paciente ter problemas de retina.

O OCT não se restringe à pacientes sintomáticos, com problemas de retina, ele também é importante para pacientes que não apresentam alterações oculares, pois permite documentar e estudar características do fundo de olho, através da comparação com exames anteriores e, detectar lesões retinianas não visíveis na retinigrafia sem contraste.

destaca o oftalmologista Dr. Guilherme Kappel.

A tomografia de coerência óptica - OCT pode ser realizada em outros casos não citados anteriormente, como por exemplo o diagnóstico e acompanhamento do Glaucoma e o pré-operatório de cirurgia de catarata, em caso de uso de lentes especiais.

complementa o Dr. Toshiyuki Jr.

A necessidade do exame será definida após avaliação de um médico oftalmologista.

Preparando para o exame

Se você tem que fazer o exame de tomografia de coerência óptica não se preocupe, ele não dói, não tem contato com os olhos, não é necessário o uso de contrastes e sua duração, sem considerar o tempo de preparo, é de 10 a 20 minutos (Figura 2).

Informações complementares do exame de tomografia de coerência óptica. Indolor, sem contato com o olho, levar acompanhante, duração de 10 a 20 min (Fonte: Rede Olhos)
Figura 2: Informações complementares do exame de tomografia de coerência óptica. (Fonte: Rede Olhos)

No preparo para a tomografia de coerência óptica - OCT será necessário, na maioria das vezes, dilatar a pupila, por isso é recomendado levar um acompanhante. No dia do exame o paciente é orientado a retirar as lentes de contato, caso faça uso (Figura 3).

Orientação e preparo para o exame de Tomografia de Coenrência Óptica - OCT: dilatar pupila, retirar lentes de contato. (Fonte: Rede Olhos)
Figura 3: Orientação e preparo para o exame de Tomografia de Coerência Óptica - OCT. (Fonte: Rede Olhos)

Lembre-se!

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.

Nos ajude a promover a saúde ocular, compartilhe nossa matéria nas redes sociais. A saúde de nossos olhos agradece.

CONTRIBUIÇÃO:

Recomendado para você