Os colírios são remédios líquidos e, como todo remédio, exige atenção em relação ao armazenamento e validade. Guarde o seu colírio conforme a indicação presente na bula e, faça uso do medicamento apenas durante a sua validade.
Os colírios são remédios líquidos usados para tratar de alergia a doenças mais graves como conjuntivites e outros tipos de inflamações e infecções.
"Como todo remédio, seu uso deve ser feito somente com acompanhamento médico. O tipo e a quantidade de gotas recomendadas do colírio variam de acordo com cada problema e a automedicação pode ser muito perigosa. Em alguns casos ela alivia os sintomas, mas não trata corretamente a doença, o que pode colocar a saúde ocular em risco, gerando problemas oculares graves que em alguns casos podem levar a cegueira."
alerta o oftalmologista Guilherme Kappel.
O armazenamento do colírio varia de medicamento para medicamento, uma vez que os colírios são diferentes um do outro. Existem colírios com conservantes e sem conservantes:
Os colírios com conservantes, que são a maioria, geralmente, devem ser mantidos a temperatura ambiente, entre 15.oC e 30.oC. Devemos evitar guardá-los em lugares quentes e úmidos como no carro, na mochila, no banheiro, na cozinha.
Os colírios sem conservantes podem necessitar de refrigeração, ou seja, pode ser necessário seu armazenamento na geladeira. Ao guardá-los na geladeira evite regiões muito frias que podem congelar o medicamento.
É importante observar na embalagem/bula a indicação do fabricante em relação ao armazenamento do medicamento.
SAIBA MAIS sobre colírio em nossa matéria 8 dicas para aplicar colírio, onde o do Dr. Guilheme Kappel explica a forma correta de utilizar o medicamento para ter uma tratamento mais eficiente.
Isso mesmo, os colírios apresentam duas datas de validade, Figura 1:
A validade escrita na embalagem deve ser considerada enquanto o frasco ainda não foi aberto, ou seja, o lacre do colírio não foi rompido.
Validade escrita na bula que deve ser considerada após a abertura do medicamento, após o rompimento do lacre.
É muito importante respeitar o prazo de validade escrito na bula, mesmo que ainda tenha colírio no frasco você deve jogá-lo fora, porque o colírio é um produto estéril (livre de microrganismos) e após aberto ele não consegue se manter estéril por muito tempo.
O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu oftalmologista ao menos uma vez por ano.