Alguém na sua família possui glaucoma? O seu médico suspeita que você tenha glaucoma? Ele te pediu uma gonioscopia? Tire todas as suas dúvidas e saiba como se preparar para o exame.
A gonioscopia, também conhecido como gonio ou análise gonioscópia, é um exame complementar que avalia a câmara anterior do olho, ou seja, a parte do olho entre a córnea e a íris (parte colorida do olho).
O exame utiliza um equipamento chamado lâmpada de fenda e uma lente especial cônica com espelho inclinado (Figura 1). O equipamento, também utilizado para fazer outros exames oftalmológicos, incide uma luz ao olho do paciente, através da lente, que permite ao oftalmologista visualizar a parte anterior do olho e o ângulo formado entre a íris e a córnea.
Quando um médico suspeita que os sintomas visuais do paciente podem ser causados por glaucoma ele solicitará exames específicos e a gonioscopia é um deles.
As observações feitas pelo oftalmologistas durante o exame são fundamentais para o diagnóstico do glaucoma e sua diferenciação: glaucoma de angulo estreito e glaucoma de angulo aberto.
O exame também fornece informações importantes para diagnosticar cistos, aderências ou tumores da íris e corpo ciliar, acompanhamento de lesões tramáticas dos olhos e pós-operatório de cirurgias.
A gonioscopia é um exame importante para o diagnóstico do glaucoma, mas também tem importante contribuição no diagnostico de tumor de íris e corpo ciliar e, outras doenças da câmara anterior dos olhos.
destaca o oftalmologista Dr. Hugo Hiro Ota.
A gonioscopia pode ser realizado em outros casos não citados anteriormente, a necessidade do exame será definida após avaliação de um médico oftalmologista.
Se você tem que fazer o exame de gonioscopia não se preocupe, ele não dói, possui contato com os olhos mas um colírio anestésico e um gel serão aplicados. E, sua duração, sem considerar o tempo de preparo, é de 10 a 20 minutos (Figura 2).
No preparo para a gonioscopia não será necessário dilatar a pupila, por isso você não precisa levar acompanhante e, poderá dirigir após o exame. No dia do exame o paciente será orientado a retirar as lentes de contato, caso faça uso (Figura 3).
O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.