8 essenciais dicas para aplicar pomada oftalmológica

Guilherme Kappel
Em:  
Dicas e Práticas
4
de
June
de
2024
Escrito por
Guilherme Kappel

As pomadas oftalmológicas são fundamentais para tratar infecções e inflamações oculares, mas precisam ser aplicadas corretamente para garantir sua eficácia. Veja abaixo 8 dicas simples e eficazes para a aplicação correta dessas pomadas.

As pomadas oftálmicas são remédios usados para tratar diversos problemas nos olhos, como infecções e inflamações. Elas oferecem uma ação mais duradoura que os colírios, necessitando geralmente de menos aplicações diárias. Contudo, como qualquer medicamento, as pomadas oftalmológicas devem ser usadas sob orientação médica para que o tratamento seja eficaz. Aprenda como aplicar pomadas oftálmicas em você ou em outras pessoas, evitando erros comuns e garantindo a melhor absorção do medicamento:

1. Lave bem as mãos

Lavar as mãos é a primeira ação que deve ser feita sempre que formos tocar nos olhos. As mãos podem levar sujeira e agentes que causam alergias e infecções. Lave-as bem com água corrente e sabão (Figura 1), ou use álcool gel 70%. A região dos olhos também deve ser higienizada, pois as pálpebras e cílios protegem os olhos contra poluição, vento, microrganismos e outros fatores externos.

Mãos sendo lavaas com abundância de água corrente - Lavar as mãos com água e sabão ou alcool 70%. (Fonte: Pixabay)
Figura 1: Lavar as mãos com água e sabão ou álcool 70%. (Fonte: Pixabay)

SAIBA MAIS: Veja 8 dicas para não errar na hora da higiene dos olhos, onde o Dr. Guilherme Kappel explica a forma correta de fazer essa limpeza e os produtos específicos a utilizar.

2. Retire óculos, lentes de contato ou tampão ocular

Antes de aplicar a pomada oftalmológica, retire óculos, lentes de contato ou tampão ocular, caso esteja usando. Esses acessórios podem atrapalhar a aplicação, e no caso das lentes de contato, o medicamento deve ser específico para uso com lentes.

3. Movimente a cabeça para trás

Incline a cabeça para trás e olhe para cima, fixando o olhar em um ponto alto. Isso facilita a aplicação da pomada, seja em você mesmo ou em outra pessoa.

Setas ao redor de uma cabeça indicando o sentido do movimento - Movimentar a cabeça para trás e olhar fixo para cima ajuda na aplicação da pomada oftálmica. (Fonte: Rede Olhos)
Figura 2: Movimentar a cabeça para trás e olhar fixo para cima ajuda na aplicação da pomada oftálmica. (Fonte: Rede Olhos)

4. Puxe a pálpebra para baixo

Use a ponta dos dedos para puxar suavemente a pálpebra inferior para baixo, formando uma pequena bolsa onde a pomada poderá ser aplicada. Tenha cuidado, pois os olhos são muito delicados.

5. Aplique a pomada

Aplique a quantidade necessária de pomada sem deixar a ponta do tubo encostar nos olhos. As pomadas oftálmicas são estéreis e podem ser contaminadas se a ponta do tubo tocar o olho.

Um olho aberto com o tubo da pomada próximo, sem encostar - Aplicar a pomada sem deixar a ponta do tubo encostar nos olhos. (Fonte: Rede Olhos)
Figura 3: Aplicar a pomada sem deixar a ponta do tubo encostar nos olhos. (Fonte: Rede Olhos)

6. Feche os olhos

Feche suavemente os olhos por 30 segundos para auxiliar na absorção da pomada.

7. Utilize apenas a quantidade prescrita

Use a pomada oftálmica apenas na quantidade e frequência prescritas pelo seu médico oftalmologista.

Imagens de pomadas sobre uma mesa -  Pomadas são remédios e seu uso necessita de acompanhamento médico. (Fonte: Rede Olhos)
Figura 4: Pomadas são remédios e seu uso necessita de acompanhamento médico. (Fonte: Rede Olhos)
As pomadas oftálmicas são remédios usados para tratar diferentes problemas nos olhos e devem ser usadas apenas com acompanhamento médico,

alerta o Dr. Guilherme Kappel.

8. Faça intervalo entre medicamentos

Se você estiver usando outro medicamento, como um colírio ou outra pomada oftálmica, deve-se fazer um intervalo de pelo menos 5 minutos entre a aplicação deles. O ideal é que o primeiro medicamento a ser aplicado seja o colírio.

Cuide da Saúde dos Seus Olhos

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser parte da sua rotina diária. Fique atento a qualquer mudança na visão e consulte seu oftalmologista regularmente, ao menos uma vez por ano.

Compartilhe este post! Ajude a promover a saúde ocular compartilhando nossas dicas nas redes sociais.

Guilherme Kappel

Consulta e Exames Oftalmológicos. Tratamentos e Cirurgias Doenças Oculares. Oftalmologista em Alegrete RS. Especialista em Retina, Cirurgia de Retina e Vítreo, Edema Macular, Retinopatias, Degeneração Macular Alegrete

Recomendado para você