A higiene ocular é capaz de prevenir inflamações como alergia, terçol e blefarite, mas lavar o rosto não garante que seus olhos estejam limpos. Veja em nossa matéria como fazer corretamente a higiene ocular.
Pouca gente sabe que fazer uma correta higiene dos olhos pode diminuir o risco de inflamações oculares como: terçol, alergia ocular, olho seco, blefarite (aquela casquinha que dá na borda dos cílios), entre outras.
As pálpebras e os cílios protegem nossos olhos contra a poluição, o vento, microrganismos e outros fatores externos. Lavar o rosto não é suficiente para manter as pálpebras e cílios limpos. Existe uma forma correta e produtos específicos para fazer essa limpeza.
Informa o médico oftalmologista Dr. Hugo Hiro Ota.
A higiene dos olhos, assim como a higiene bucal e de seu corpo, deve ser feita diariamente. Existem produtos específicos para a limpeza das pálpebras e cílios, eles se apresentam em forma de lenços umedecidos, espumas e gel. E, existe também uma forma correta de realizar essa limpeza.
Veja como fazer corretamente a higiene de seus olhos, passo a passo:
Larvar bem as mãos é a primeira ação que deve ser feita sempre que formos levá-las aos olhos. A mão leva sujeira e agentes que podem causar alergias e infecções aos nossos olhos. Lave-as bem com água corrente e sabão (Figura 1), ou álcool gel 70%.
Antes de iniciar a limpeza das pálpebras e cílios devemos retirar óculos, lentes de contato ou tampão ocular, caso utilize. Eles irão atrapalhar a higienização e, no caso de lentes de contato, podem machucar os olhos.
Se o produto utilizado for líquido, gel ou espuma, aplicar uma pequena quantidade do produto sobre uma gaze ou algodão. Prefira o algodão em disco (Figura 2), eles soltam uma quantidade menor de fibra que o algodão em bola ou outro formato.
Os produtos específicos para a limpeza dos olhos podem ser encontrados em farmácias. Além deste produtos, você pode utilizar um shampoo neutro, de preferência o infantil, que agride menos os olhos e a região dos olhos. Converse com seu oftalmologista, ele pode te ajudar nesta escolha.
A higiene ocular não tem restrição de idade, ela pode ser realizada de bebês a idosos. Em peles muito sensíveis, como as de bebês, utilize água morna no lugar dos produtos oftalmológicos ou shampoo neutro encontrados em farmácias.
Complementa o oftalmologista Dr. Hugo Hiro Ota.
Feche os olhos e coloque com delicadeza a gaze sobre as pálpebras e a base dos cílios. Os olhos são muito delicados e uma pressão sobre eles pode provocar lesões e doenças oculares.
Faça a higiene ocular com cuidado! É importante não deixar cair nenhum produto no interior dos olhos.
Passar a gaze suavemente em toda a pálpebra e raiz do cílios. O sentido correto dos movimentos é de cima para baixo (das pálpebras para os cílios) e do canto interno para o externo (da parte próxima ao nariz em sentido as orelhas), veja na Figura 3.
Repetir os movimentos de limpeza até que não se observe mais nenhum resíduo de sujeira nas pálpebras e cílios.
Para evitar a contaminação de um olho para o outro, caso você tenha algum problema ocular, é importante utilizar uma nova gaze para repetir os procedimentos de higienização do outro olho.
Os produtos de limpeza as vezes deixam resíduos na pela. Enxague bem os olhos com água corrente até remover todo o resíduo do produto utilizado. Após enxagar, seque os olhos, pressionando a toalha com movimentos suaves.
O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.