Presença digital para Médicos Oftalmologistas

Em:  
Para médicos
2
de
July
de
2018
Escrito por

Presença digital é muito mais do que ter um site e estar nas redes sociais. Saiba o que ela significa, como pode te ajudar e siga a direção correta!

Presença digital para médicos oftalmologistas vai muito além do site e das redes sociais, como o Facebook e Instagram. Ela ajuda os oftalmologistas a ter visibilidade, fidelizar e atrair mais pacientes para clínicas e consultórios.

O que é Presença Digital?

O maior equívoco dos médicos oftalmologistas é acreditar que, para ter visibilidade e atrair mais pacientes, apenas um site ou uma página no Facebook e Instagram é suficiente. Engano! A concorrência por atenção nestes canais de comunicação é muito grande, o que torna necessário atualização periódica e investimentos.

Ter presença digital é estar, de forma online, no dia a dia das pessoas. É ser ativo na rede e ter bom relacionamento com os pacientes; estar atento as necessidades dos pacientes e se mostrar valioso frente ao excesso de informação; entender os pacientes e saber como ajudá-los. 

A presença digital é fundamental para a construção de uma marca, seja ela pessoal ou de uma clínica, por isso é muito importante a incluir em seu plano de marketing. Com ela é possível estreitar a relação com os pacientes e ganhar sua confiança, além de fortalecer o nome ou a marca no mercado.

Como é composta a presença digital para médicos oftalmologistas?

A presença digital é composta por marca ou logotipo, posicionamento e comunicação, site responsivo, redes sociais, guias e maketplace, Google meu negócio, conteúdo, entre outros itens.

Marca ou Logotipo

O logotivo é seu ativo mais importante. (Fonte: Pixabay)

A sua marca é o seu ativo mais importante. Ela pode ser pessoal e carregar o seu nome, ou pode representar uma clínica.

No processo de criação da marca ou logotipo é necessário ter objetivos bem definidos e conhecer bem seus pacientes. É fundamental saber o que a marca deve significar e como deve ser vista pelos pacientes.

Posicionamento e comunicação

O posicionamento e a comunicação devem estar alinhados. (Fonte: Pixabay)

Alinhar o posicionamento e a comunicação ajuda a trilhar o caminho do sucesso na presença digital. Para definí-los é necessário ter em mente quem você deseja alcançar e como você fará para se comunicar com essas pessoas.

Site responsivo

Sites responsivos se adaptam a qualquer dispositivo. (Fonte: Pixabay)

O site responsivo é aquele que se adapta a qualquer dispositivo, ou seja, sua leitura deve ser agradével em tabletes, celulares, smartphones e computadores. Ele é a principal ferramenta para atrair pacientes e gerar mais visibilidade para o seu consultório ou clínica oftalmológica.

Redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube, entre outras

As rede socias permitem a comunicação rápida e direta com os pacientes. (Fonte: Pixabay)

As redes sociais são excelentes canais de comunicação e visibilidade para atrair pacientes e avaliar seus comportamentos. Elas ajudam na comunicação direta com o paciente, mas seus algorítmos de distribuição de conteúdo dificultam cada vez mais a visibilidade orgânica (não paga), ou seja, se o conteúdo não for "patrocinado" o número de pessoas que o receberão é cada dia menor.

Guias, marketplaces, entre outros

Sua marca deve estar apenas em guias e marketeplaces alinhados a seus valores e propósitos. (Fonte: Pixabay)

A presença digital em guias e marketplace também é importante, não é uma necessidade, mas ajuda na sua visibilidade e aumenta as chances do paciente lhe encontrar. No entanto, é importante avaliar se os valores e propósitos desses canais esta alinhado aos seus e, manter o seu perfil atualizado.

Um perfil desatualizado pode deixar os pacientes confusos e fazer você perder a credibilidade online. Afinal, você consultaria com um médico oftalmologista que encontrou num guia, sem foto e sem informações importantes sobre ele?

Google Meu Negócio

Google Meu négócio, serviço gratuito que coloca sua marca nos resultados do Google Maps. (Fonte: Unsplash)

O Google meu negócio é uma ferramenta interessante que fornece boa visibilidade. Ele é um serviço gratuito que cria um cartão de visita, o diferenciando dos concorrentes, nas pesquisas do Google e, permite a visibilidade de sua marca nos resultados do Google Maps.

Conteúdo

O conteúdo deve ser relevante e fornecido com periodicidade. (Fonte: Pixabay)

Um conteúdo relevante deve ter qualidade e agregar valor ao paciente, deve ser fornecido com periodicidade, fortalecendo a presença digital da marca. Se publicado no site, ajuda a melhorar o posicionamento nas pesquisas do Google. Já, se publicado nas redes sociais, gera mais interação e, quanto mais interações tiver, mais pessoas serão atingidas pelo conteúdo, aumentando a autoridade e diferenciando-o da concorrência.

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