O teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho é muito importante para a saúde ocular do bebê. Ele detecta alterações oculares e permite seu tratamento precoce, possibilitando um desenvolvimento normal da visão.
O teste deve ser feito em todo bebê. Em alguns estados brasileiros ele é obrigatório, sendo realizado geralmente por um pediatra antes da alta hospitalar da criança. Mas a importância de se avaliar a visão dos recém-nascidos é tamanha que, existe um projeto de lei, em nível nacional, defendendo a obrigatoriedade deste teste em todo o Brasil.
"O teste do olhinho faz parte das triagens neonatais, feitas antes da alta hospitalar do bebê. E, se temos alguma dúvida, encaminhamos o bebê, com urgência, a um oftalmologista, que é capacitado para realizar diferentes exames oftalmológicos."
Afirma a pediatra-neonatologista Patrícia J. Lopes.
O teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho é um exame rápido, simples e não dói.
Ele utiliza uma fonte de luz capaz de captar o reflexo da retina (estrutura do olho). A luz atravessa as estruturas transparentes do olho e encontra a retina, que por sua vez reflete a luz e gera um reflexo vermelho, observado na pupila.
O teste do olhinho é muito importante para a saúde ocular dos bebês. Ele pode detectar alterações oculares congênitas, tumores, catarata, trauma de parto, hemorragias, inflamações, infecções e malformações, permitindo o tratamento precoce e possibilitando um desenvolvimento normal da visão.
Mas calma! Se o seu bebê não fez o teste do olhinho é já teve alta hospitalar, você pode solicitar a um oftalmologista o teste.
Existem casos em que o teste do olhinho não é capaz de detectar as alterações oculares presentes no bebê e, também existe outras doenças oculares que ele não detecta. Por isso é muito importante, e recomendado, que no primeiro ano de vida o bebê seja levado a uma consulta oftalmológica.
SAIBA MAIS sobre A visão das crianças, onde o Dr. José Ricardo Dias explica as fases do desenvolvimento ocular e os problemas oculares mais comuns em cada uma delas.
O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.