Você já comparou? Teste agora a sua visão, descubra se seus olhos enxergam diferente e, saiba o que pode ser essa variação.
Existem vários testes que medem a qualidade de nossa visão. O teste ideal é normalizado e realizado em consultório oftalmológico. Mas, você pode fazer um teste comparativo simples, ele não lhe dará a certeza do teste feito com profissionais, mas lhe dará uma ideia de como é sua visão com cada um dos olhos.
O teste comparativo consiste em cobrir um dos olhos, Figura 1, e observar uma imagem a diferentes distâncias. Você mesmo pode fazer, em qualquer lugar!
Veja abaixo como fazer o teste comparativo. Se você usa óculos ou lente de contato, deve usá-los durante o teste.
Escolha uma imagem que esteja afastada de você a aproximadamente 4 metros (cinco a seis passos de distância). Pode ser um quadro, uma fotografia fixada na parede, um anúncio ou aviso.
Tampe o olho esquedo, com a sua própria mão ou uma folha de papel, de forma que você não consiga ver nada com este olho e, observe a imagem escolhida de 3 a 5 segundos. Não aperte o olho, isso pode alterar a visão do olho esquedo que será testado no próximo passo.
Agora é a vez de testar o olho esquerdo. Tampe o olho direito, com a sua própria mão ou uma folha de papel, de forma que você não consiga ver nada com este olho e, observe a mesma imagem escolhida no passo 2, durante 3 a 5 segundos.
Agora faça a mesma coisa com uma imagem próxima a você (aproximadamente dois palmos de seus olhos). Pode ser uma revista, um bilhete ou mesmo um documento.
Como os seus olhos se saíram no teste? Sua visão é igual nos dois olhos?
Se no teste comparativo, você enxerga igual nos dois olhos, e não notou nenhuma variação na visão, mantenha suas visitas anuais ao médico oftalmologistas, só ele pode te ajudar a proteger sua visão.
Não espere por sinais visíveis de problemas nos olhos. Os exames oftalmológicos são a principal forma para a detecção de doenças oculares. E, o diagnóstico precoce evita o avanço das doenças e maiores complicações.
Alerta o médico oftalmologista, Dr. Guilherme Kappel.
Se no teste comparativo, você não vê a mesma coisa com os dois olhos, e notou alguma variação, deve procurar imediatamente um médico oftalmologista.
Várias doenças oculares podem se manifestar desta maneira. Exemplos mais comuns são erros refrativos, ambliopia, ceratocone, glaucoma, problemas de retina e catarata.
É muito difícil para os pais testar a qualidade de visão ou observar alterações visuais em crianças. Por este motivo, as crianças devem ser levadas ao médico oftalmologista, já em seus primeiros anos de vida e antes da fase pré-escolar, para avaliações oftalmológicas.
Esclarece o oftalmologista Dr. Guilherme Kappel
Não deixe de ler nossa matéria 8 sinais que seu filho precisa usar óculos, onde o Dr. José Ricardo destaca comportamentos das crianças que podem indicar que algo esta errado com a sua visão.
O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.