Não encerre sua festa de carnaval antes da hora, cuide de seus olhos! Foliões de plantão, vejam as dicas que preparamos para vocês!
Oba! O Carnaval chegou! Caprichar na maquiagem e na fantasia é indispensável para cair na folia. Jogar confetes e sprays de espuma contribuem com a diversão, mas tudo isso pode ser muito perigoso para seus olhos.
"No período de carnaval crescem os casos de inflamações, alergias e traumas oculares."
alerta o oftalmologista Guilherme Kappel.
Ninguém quer que o carnaval termine antes da quarta-feira de cinzas, não é mesmo? Então siga as dicas, fique atento, cuide de seus olho e caia na folia!
Evite compartilhar objetos de uso pessoal como lentes de contato, maquiagem, óculos, entre outros. Esses objetos ao serem compartilhados podem levar vírus e bactérias até os seus olhos e provocar infecções e inflamações oculares.
Ao pintar o rosto das crianças use produtos de boa qualidade e observe a data de validade, Figura 1. Evite pintar os olhos, esta região é muito sensível, as tintas, as maquiagens e os próprios pinceis de aplicação podem provocar alergias e irritações nos olhos e região.
Evite brincar com spray de espuma, em contato com os olhos eles pode gerar ardência, vermelhidão e reações alérgicas. Caso a espuma entre em contato com os olhos, lave com bastante água e percebendo alguma alteração na visão ou dor excessiva nos olhos procure um médico oftalmologista.
Tenha cuidado com as brincadeiras e a multidão pulando carnaval. É muito comum com toda essa movimentação de pessoas o contato físico e algumas pancadas acidentais. Batidas de cabeça e cotoveladas no olho podem gerar lesões oculares. Se associado a pancada ocorrer baixa de visão procure um oftalmologista.
Fiquem atentos aos cílio e adesivos que são utilizados como adereços nesta época do ano. Caso eles não sejam de boa qualidade e devidamente testados para a região dos olhos podem gerar alergias.
Tenha cuidado com o glitter (Figura 2), o confete e a serpentina, eles podem cair nos olhos e provocar lesões e arranhões na córnea. Se alguma partícula cair em seus olhos, lave com bastante água e percebendo alguma alteração na visão ou dor excessiva nos olhos procure um médico oftalmologista.
Faça sempre a higiene dos olhos (Figura 3), da forma correta e com produtos apropriados, antes e depois de fazer a maquiagem ou pintura de carnaval. Nunca durma com maquiagem, isso pode provocar irritações e inflamações em seus olhos.
Não sabe como fazer corretamente a higiene dos olhos? VEJA as dicas do Dr. Hugo Hiro Ota sobre higiene ocular.
Escolha sempre maquiagens, tintas, apetrechos de carnaval e ,qualquer outro item que terá contato com a região dos olhos, de qualidade, testados previamente e não se esqueça de olhar a validade.
O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu oftalmologista ao menos uma vez por ano.